O Scrum é um Framework de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. É utilizado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.

Ciclo

Product Backlog

As funcionalidades a serem implementadas no projeto são mantidas e priorizadas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. Esta lista contém tudo aquilo que se deseja fazer, de funcionalidades que serão criadas e/ou desenvolvidas para entregar o produto.

 

Sprint Backlog

No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting (uma reunião de planejamento da Sprint), na qual o Product Owner (quem representa os Stakeholders) prioriza todos os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as funcionalidades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As funcionalidades alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog, onde assim a equipe se compromete a entrega-los conforme a DoD(Definition of Done).

 

Sprints

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints. O Sprint representa um tempo definido ou comumente falado TIMEBOX, dentro do qual um conjunto de atividades devem ser executadas onde geralmente duram de 2 a 4 semanas.

 

Kanban (Quadro de Trabalho)

O time também possui um “quadro de trabalho”, também chamado de Quadro Kanban, para organizar as atividades ou tarefas dos itens de Backlog da Sprint, onde no quadro existem 3 colunas básicas. Essas colunas podem variar dependendo do amadurecimento do time ou da necessidade do mesmo. Esse “quadro” é muito produtivo, pois basta olhar para ele para ver o progresso da Sprint. Muitas equipes já utilizam este quadro em formato digital.

 

Gráfico de Burn Down

O Burndown é um simples gráfico, com dois eixos X e Y, baseado nas atividades que não ultrapassem um dia de trabalho. O eixo X indica o número de tarefas existentes no Sprint e o eixo Y os dias que representam o tamanho do Sprint.

Daily Scrum

Diariamente, durante a Sprint, a equipe faz uma breve reunião de no máximo 15 minutos com todos os participantes em pé, chamada Daily Scrum. O objetivo é cada integrante dizer o que fez no dia anterior, o que pretende fazer no dia que se inicia e se existe algum impedimento que está atrapalhando o seu trabalho. Está reunião deve ser realizada com todos da equipe.

 

Reunião de Sprint Review

Ao final de um Sprint, o penultimo trabalho da equipe é a realização da Reunião de Revisão da Sprint onde a equipe apresenta as funcionalidades implementadas no sistema. O Product Owner deverá aprovar ou não cada item apresentado seguinte sempre a DoD(Definition of Done).

 

Reunião de Sprint Retrospective

Finalmente a última cerimonia, realiza-se uma Sprint Retrospective para identificar o que funcionou bem e o que funcionou mal e o que pode ser melhorado para que os mesmos erros não sejam cometidos na próxima Sprint.

 

Papéis no Scrum

São básicamente apenas 3 papéis no Scrum.

 

Product Owner

  • Prioriza os requisitos de acordo com o seu valor;
  • Define os requisitos do produto, decide a data de release e o que deve conter nela;
  • É responsável pelo retorno financeiro (ROI) do produto;
  • Pode mudar os requisitos e prioridades a cada Sprint;
  • Coleta Feedback do produto.

É dele a responsabilidade de definir o que é mais importante entregar antes, onde muitas vezes essa priorização se mal realizada traz o fracasso para todo o projeto.

 

Scrum Master

  • O grande conhecedor do Scrum e facilitador, pois é dele a responsabilidade em facilitar a colaboração entre as funções das equipes fora do Sprint e do Product Owner com o Time(Dev,Team)  e eliminar os impedimentos.
  • Garante que o time(Dev.Team) esteja totalmente funcional e produtivo.
  • Protege o time(Dev.Team) de interferências externas.
  • Garante que o processo está sendo seguindo participando das reuniões diárias, revisão da Sprint, e planejamento.

Lembre-se o Scrum Master não é Chefe!

 

Dev Team

  • Um time Multifuncional e multidisciplinar, composto entre 5 à 9 membros;
  • Seleciona, entre os itens priorizados do Product Backlog os que irão ser executados durante a Sprint;
  • Tem todo o direito de realizar o que quiser do Sprint Backlog dentro da Sprint;

 

Artigo Publicado em 10/03/2015